Acompanhe todos os dias as dicas de Renata Gomes Arquitetura & Design.

Nessa seção vamos falar sobre design e arquitetura mas também sobre pessoas, moda, lugares, restaurantes, hotéis. Tudo ligado ao que é cool, trend, elegante, chic, despojado.

Dicas

A inspiração vem de pesquisas, estudos, viagens, fotos, visitas a feiras....

Nessa seção vamos falar sobre design e arquitetura mas também sobre pessoas, moda, lugares, restaurantes, hotéis.... Tudo ligado ao que é cool, trend, elegante, chic, despojado.

Por isso sempre procuro me aprimorar cada vez mais para trazer o melhor conteúdo e é claro, fazer o melhor projeto para vocês!

Venham se divertir comigo, não esqueçam de deixar seus comentários!

02/01/12 - Inspiração inusitada para salas de jantar

Selecionei algumas fotos que gostaria de compartilhar com vocês sobre diversos modelos de salas de jantar. Eu adoro cores!! Sobretudo de forma inusitada e sim, nos acessórios, porque é mais fácil de, no futuro, poder variar. Nada contra ambientes monocromáticos, que eu adoro também!

A verdade é que o bom gosto é o que conta. E também não gosto daquele protótipo de sala, que você vai numa loja e compra o "jogo completo". Isto está out, cafona.

A idéia é fazer montagens, trocar tecidos, aproveitar peças antigas e dar uma reciclada e somente um profissional sabe fazer com maestria. Mas para isso, tem que ouvir as sugestões do arquiteto, nada adianta caprichar no detalhamento do piso, do gesso,da iluminação, se na hora de mobiliar a casa, jogar tudo por água abaixo.

 

Muitos clientes meus já perceberam que gosto de misturar cadeiras com bancos. Acho muito inusitado, um charme! Vocês podem comprovar no projeto da Mostra Mundial Interiores de Viçosa, em 2009.

 

Quanto charme essa sala de jantar!! Idéias super simples!!

 

Os arranjos sobre a mesa dão o toque diferenciado!

 

 

 

A sua mesa de jantar é velha e sem graça?? Vamos laquear de azul turquesa??!!!! Mas é claro que temos que ver todos os acessórios, como as cadeiras, os pendentes, os adornos!!!

Um boa semana para todos vocês!!

Bjos


Deixe um comentário


Existe(m) 5 Comentário(s) sobre esta dica.



02/01/12 - Olimpíadas 2012

Feliz Ano Novo para todos!!! :P

Esse será o ano das Olimpíadas, que acontecerá em Londres, nos dias 27 de julho a 12 de agosto de 2012.  E é, claro, sempre tem novidades arquitetônicas.

O artista indiano-britânico Anish Kapoor foi convidado para desenhar uma torre de 115m de altura. Batizada "AcelorMittal Orbit", está localizada perto do Estádio Olímpico das competições. Seu desenho incorpora os cinco anéis que simbolizam as Olimpíadas.


Deixe um comentário


Existe(m) 2 Comentário(s) sobre esta dica.



30/12/11 - Última sexta-feira do ano!

E vamos celebrar a última sexta-feira do ano!!

O ano de 2011 está chegando ao fim, a gente já faz os planos para o ano que inicia, seja no trabalho, viagens, vida pessoal, etc. O meu planejamento de 2012 já está anotadinho! rsss.

Bom, e por falar em planos, o meu final de ano será bem íntimo, com família e amigos! E os preparativos para Ceia andam de vento em popa, afinal, serão dois dias de festa!.

Um dos pratos principais que escolhi fazer, super fácil e eu adoro, vou passar para vocês.

Um 2012 muito iluminado!

Penne de Camarões ao Molho Mediterrâneo.

1/2 caixa de macarrão tipo Penne

10 azeitonas roxas (sem semente e picadas)

uma colher de sopa de alcaparras

10 tomates cereja cortados ao meio

1,5 kg de camarões limpos e temperados com alho, sal e limão

2 colheres de sopa de azeite

1/2 pimentão verde picadinho em cubos pequenos

1 pimentão vermelho picadinho

1 pimentão amarelo picadinho

5 folhas de manjericão picadinhas

1 cebola em cubinhos

1 colher sobremesa de manteiga

 

Modo de fazer:

Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e dessore o camarão (tirar o soro). Não deixe muito tempo, senão ele endurece. Em outra panela, tipo Wok, coloque o restante do azeite, a cebola picada e a manteiga (a manteiga não deixa a cebola escurecer), qdo ela estiver dourada, jogue os pimentões, as alcaparras e azeitonas. Quando estiverem macios, acrescente o macarrão cozido, al dente, os tomates, o manjericão e misture tudo em fogo brando.

Eu faço essa receita de acordo com o meu paladar, na intuição mesmo. Tem dia que quero mais picante, jogo uma pitada de pimenta cayena; como não gosto muito de pimentão verde, só coloco metade dele. Portanto, vai no gosto de cada um.

Sirva em pratos individuais, enfeite com uma folha de alecrim.

Esse prato fica uma delícia se misturar polvo, lula.... Mas aqui na minha cidade é muito difícil de encontrar, então irei fazer de camarão, que aliás, é mais fácil de agradar a todos!

Bon apetit!!


Deixe um comentário


Existe(m) 0 Comentário(s) sobre esta dica.



29/12/11 - Opções de revestimentos para fachadas.

No mercado, existem diversas opções de revestimentos para fachadas, que somente o arquiteto poderá avaliar qual ficaria melhor de acordo com a estrutura da edificação, ver o estilo e outros fatores. Vou citar alguns:

AÇO CORTEN - é um tipo de aço muito utilizado na construção civil e apresenta, em média, três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum. Ele tem um aspecto enferrujado, mas sabendo usar, valoriza muito sua fachada. Pode ser chamado de aço patinável.

 

Parker Arts & Cultural Events (PACE) Center, Parker - USA
by Semple Brown Design

 

 

 

 TITÂNIO - Quem não se lembra do Museu Guggenhein, de Bilbao, na Espanha?!! Infelizmente aqui no Brasil, esse tipo de material ainda não é tão acessível. É um material muito mais resistente que o aço inoxidável, de uma nobreza e beleza indiscutíivel.

 

(arquiteto Frank Ghery)

 

PEDRAS NATURAIS OU SINTÉTICAS - Aqui no Brasil é o mais amplamente usado, seja granito ou mármore. Atualmente no mercado temos inúmeras opções de pedras sintéticas para todos os gostos, estilos, texturas e é, claro, para todos os bolsos!

 

PEDRAS RÚSTICAS - são as famosas são tomé, ouro preto, portuguesa, "pedras de mão" (ver foto abaixo)

 (arquiteto: meu grande amigo Leonardo Diniz!!!) PS: Léooo, essa sua casa, em Aspen, é um sonho!!

 

 TIJOLO TIPO INGLÊS - esse tipo de revestimento, bem típico das construções londrinas, tem ganho espaço, com leituras mais contemporâneas. Veja essa fachada abaixo de um prédio em Belo Hte, na Av. do Contorno.

 

(arquitetos João Carlos Moreira Filho e Mª Tereza Terence)

 

MADEIRAS - para esse tipo de uso, nas fachadas, as madeiras recebem um tratamento com CCA (arseniato de cobre cromatado), ficando imunes contra cupins, brocas, e outros agentes. O efeito dessa madeira na arquitetura é maravilhoso, dá uma sensação de aconchego.

 

(arquitetos Márcio Kogan e Isay Weinfeld)

 

Até a próxima!

Bjossss


Deixe um comentário


Existe(m) 0 Comentário(s) sobre esta dica.



27/12/11 - Café de l’Horoge by Campana

Pra quem não conhece, os irmãos Humberto e Fernando Campana são os designers brasileiros de maior prestígio internacional.

Eles reformularam o Café de l’Horoge, em Paris, que fica no quinto andar do Musée D’Orsay. Um resultado moderno e deslumbrante!

 

 

Fica a dica pra quem estiver indo pra Paris! Visitar tanto o Café quanto o museu.

 

Bjosssss


Deixe um comentário


Existe(m) 0 Comentário(s) sobre esta dica.