Acompanhe todos os dias as dicas de Renata Gomes Arquitetura & Design.

Nessa seção vamos falar sobre design e arquitetura mas também sobre pessoas, moda, lugares, restaurantes, hotéis. Tudo ligado ao que é cool, trend, elegante, chic, despojado.

Dicas

A inspiração vem de pesquisas, estudos, viagens, fotos, visitas a feiras....

Nessa seção vamos falar sobre design e arquitetura mas também sobre pessoas, moda, lugares, restaurantes, hotéis.... Tudo ligado ao que é cool, trend, elegante, chic, despojado.

Por isso sempre procuro me aprimorar cada vez mais para trazer o melhor conteúdo e é claro, fazer o melhor projeto para vocês!

Venham se divertir comigo, não esqueçam de deixar seus comentários!

16/04/12 - Telhado verde

O telhado verde, também chamado de Ecotelhado é uma técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo e vegetação (jardim suspenso) sobre uma camada impermeável, que pode ser colocado tanto em residências quando em lajes de prédios. Ele traz conforto térmico, acústico e estético, através do paisagismo.

As vantagens desse tipo de telhado são:

  • aumento da biodiversidade;
  • aumento da retenção de água da chuva, na drenagem urbana;
  • diminuição da velocidade do escoamento da água de chuva no telhado;
  • contribui para reduzir a poluição, com a limpeza da água pluvial;
  • reduz a emissão de monóxido de carbono;
  • contribui para maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica (dilatação).

As plantas e a terra do telhado verde funcionam como filtro natural da água, que pode ser armazenada ainda mais limpa, para depois ser usada na irrigação do jardim, nas bacias santárias, no chuveiro e, em regiões mais áridas, até para cozinhar e beber.

Infelizmente terei que abordar as desvantagens:

  • alto custo de instalação e a sua devida manutenção;
  • falta de mão de obra qualificada (se o sistema não for instalado corretamente, pode gerar infiltração e umidade dentro do edifício).

A instalação desse telhado pode ser feita de diversas maneiras:

SISTEMA HEXA 

SISTEMA LAMINAR 

SISTEMA GALOCHA 

SISTEMA ALVEOLAR 

 

Vejam que lindas essas casas nas Ilhas Faroés, na Escócia, entre a Islândia e Noruega.

Ficheiro:Norðragøta, Faroe Islands (2).JPG

 

Essa casa em Copenhague é um oásis no meio urbano, em que não há espaço para as crianças brincarem. Daí, o terraço com tapetão verde propricia esse bem-estar.

 

E aí, vamos contribuir com o meio ambiente??!!!


Deixe um comentário


Existe(m) 0 Comentário(s) sobre esta dica.



02/04/12 - O que fazer com o seu quarto de serviço.

A dependência de empregada que não está sendo mais usada pode deixar de ser mero quarto de depósito, para virar algo muito mais proveitoso e é claro, com charme! Como é cada vez mais raro encontrar uma família que possua um empregado doméstico que durma no local de serviço, esse espaço tem se adequado para atender a novas realidades.

 

Como os apartamentos estão ficando cada menores, é muito comum o quarto ser transformado em outro quarto próximo aos outros, bastando mudar a porta de lugar. Dependendo do local, dá até para ser transformado em closet.

Quem não quer arriscar em mudanças maiores, podem fazer um projeto de rouparia, em que todas as roupas de cama, mesa, banho, travesseiros e edredons fiquem organizados num espaço só, com mobiliário planejado para essa função. Tudo fica muito bem prático, e com espaço de sobra.

Hoje as pessoas acabam ficando menos tempo em casa, por isso o melhor aproveitamento de todo o espaço, anexando-o à sala de jantar ou até mesmo ampliando a cozinha, já que, muitos gostam de receber na própria cozinha, bem planejada e projetada, é claro!

Outro uso bastante recorrente, são os escritórios em casa, os chamados home-office. Com a internet rápida e conexões sem fio, ficou muito mais fácil trabalhar em casa, além de fugir dos trânsitos nas grandes cidades. Para isso, tem que levar em considerações 03 pontos importantes: organização, conforto e iluminação. 

Tudo em seu devido lugar fica muito fácil para trabalhar, além de ser prazeroso.


Deixe um comentário


Existe(m) 0 Comentário(s) sobre esta dica.



22/03/12 - Comprinhas para o escritório novo!

Ultimamente estou bastante envolvida com a reforma do meu escritório novo. Será o melhor e maior escritório de arquitetura em toda a região!! uhuuuuu!!! E os meus queridos clientes terão o conforto que merecem!!!! :) Não vejo a hora!!

Bom, quem me acompanha, sabe da minha novela com esse meu escritório, rsss, sem entrar muito em detalhes. Agora que estou chegando na reta final,  muita calma nessa hora e curtir cada compra que eu faço.

Sempre adorei o trabalho das peças de couro da Renata Granha, além dela ser uma pessoa maravihosa. (Ei Renata, adorei nosso papo ontem!!). Ela já tinha feito umas peças para mim, então agora não poderia ficar de fora, não é!?. Mas as peças para meu escritório novo irá ficar sublime, feito especialmente para mim! Como é surpresa, rsss, e não posso mostrar antes, convido vocês a visitarem o site dela www.renatagranha.com.br

Bjbjbjbj


Deixe um comentário


Existe(m) 4 Comentário(s) sobre esta dica.



22/03/12 - Agradecendo!!!

Quero agradecer a todos vocês por acessarem meu site sempre! São suas visitas que o mantém bastante ativo!! E como sou perfeccionista, me faz querer mais e mais o melhor. Daí, estou constantemente pesquisando, atualizando.

Então fiquem atentos äs novidades!

Bjbjbj


Deixe um comentário


Existe(m) 0 Comentário(s) sobre esta dica.



20/03/12 - ANTES E DEPOIS

É muito interessante quando a gente vê fotos de como eram a sua casa antes e ver que o resultado foi uma verdadeira transformação!! Assim foi uma cliente minha. Ela queria a casa mais moderna, com menos poluição visual, tentando aproveitar alguns mobiliários que já tinha. 

Vejam a sala de estar. (não reparem que estou de costas, rssss)

os sofás foram mantidos, trocamos a mesa de centro por uma mais moderna, e substituiu as duas poltronas laterais por uma Saarinem, bem mais confortável. Um pendente traz modernindade ao ambiente de pé direito duplo.

 

A sala de jantar também sofreu uma grande revolução!! O escritório ao fundo ficou integrado, com portas de vidro (antes eram painéis fixos de madeira e vidro jateado), o piso foi substituído pelo mármore. As duas cristaleiras antigas receberam laca preta brilhante e as suas portas substiuídas, além dos rodízios. O buffet mudou de lugar, recebendo também a laca preta.

O grande charme ficou por conta da mesa Saarinem com as cadeiras Mademoiselle com tecido Emílio Pucci. O pendente de cristal complementa o espaço.

Como o casal é apreciador de vinhos, nada melhor que uma lareira a gás para aquecer as noites frias.

Gostaram da mudança desta casa?? Quero saber!

Bjbjbj.


Deixe um comentário


Existe(m) 2 Comentário(s) sobre esta dica.